Afinal, o que é Coaching Ontológico

As palavras não são triviais.

Humberto Maturana

O coaching ontológico é uma abordagem que se baseia na ontologia, ou seja, no estudo do ser humano e de sua forma de ser no mundo. Nessa perspectiva, os filósofos Humberto Maturana e Francisco Varela desenvolveram a Teoria da Autopoiese, que se concentra na compreensão dos sistemas vivos como entidades auto-organizadoras e que estão constantemente em mudança.

Nesse sentido, o coaching ontológico se concentra em ajudar as pessoas a compreenderem sua própria natureza como seres autopoiéticos e a desenvolverem habilidades de comunicação e empatia. Isso permite a elas criarem novas possibilidades para suas vidas e a uma maior capacidade de agir com autonomia e eficácia.

Maturana, enfatiza a importância da linguagem na construção da realidade. Segundo ele, a realidade não é algo que está “lá fora”, objetivamente, mas é construída pelos indivíduos por meio da linguagem. Dessa forma, a forma como as pessoas falam sobre si mesmas e sobre o mundo em que vivem influencia diretamente a sua percepção da realidade e, consequentemente, a sua capacidade de realizar mudanças.

Segundo Humberto Maturana: “As palavras não são triviais.”

O ser humano é um ser linguístico, sendo assim, cria suas realidades a partir da linguagem que utiliza.

Segundo Rafael Echeverria, um outro grande expoente do coaching ontológico, a ontologia é a base do coaching, pois é a partir dela que se pode compreender a natureza do ser humano e, consequentemente, o processo de transformação pessoal. Para Echeverria, a ontologia é a ciência que estuda o ser humano em seu contexto, levando em conta aspectos como sua linguagem, sua cultura, sua história e seus valores.

O foco está em ajudar o coachee a expandir sua consciência e aumentar sua capacidade de ação através de conversas profundas e reflexivas, que exploram a maneira como o coachee vê a si mesmo, aos outros e ao mundo.

O coaching ontológico é uma abordagem muito eficaz para aqueles que buscam uma mudança significativa em suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Ao trabalhar com um coach ontológico, o coachee pode adquirir uma nova perspectiva sobre si mesmo e sobre sua vida, e desenvolver novas habilidades (skills) e comportamentos que o ajudem a alcançar seus objetivos.





“Tenho um problema que me afeta. Eu não sei como resolver. Já que tens distinções e competências que eu não tenho, peço-te que me ajudes a ver o que não vejo e a fazer o que não posso fazer hoje.”


Rafael Echeverría, Ética e coaching ontológico

Ficou com alguma curiosidade ou dúvida? É um bom momento para trabalhar temas pessoais e/ou profissionais em um processo de coaching ontológico?

Entre em contato para uma conversa.

link para whatsapp